Telecon Education and Services

Atendimento: (11) 3090-7651


Telecon Education and Services

Atendimento: (11) 3090-7651


Home > Institucional > Pirâmide de Certificacoes Cisco

Conheça a pirâmide de certificações cisco e as arquiteturas que as compõe.

Certificações Cisco

O que é CCNA?

CCNA é o primeiro nível de Certificação Cisco (Nível Associate) e serve como pré-requisito para outras certificações mais avançadas.

O CCNA Routing and Switching é a certificação Cisco mais conhecida no mercado de Redes, onde o aluno aprende toda uma base do universo de redes desde de sua instalação e configurar até operar e solucionar problemas em redes de tamanho médio compostas por Roteadores e Switches, incluindo a implementação e verificação de conexões para sites ou unidades remotas conectadas via uma rede WAN.

A Cisco possui 9 arquiteturas e especializações, todas com as suas respectivas Certificações, dentro de cada certificação há treinamentos exclusivos para a especialização de técnicos de Redes nas soluções do dia a dia.

Agora vamos detalhar todas as Certificações de nível Associate com seus respectivos treinamentos:
O CCNA Cloud é composto por 2 cursos:
CLDFND - UNDERSTANDING CISCO CLOUD FUNDAMENTALS
CLDADM - INTRODUCING CISCO CLOUD ADMINISTRATION

O Cloud é a mais nova arquitetura Cisco que se inicia com o CCNA Cloud e vai até seu nível profissional com o CCNP Cloud.

O Programa de Certificação Cisco Cloud valida o conjunto de habilidades dos indivíduos sobre as principais indústrias e as melhores práticas e soluções de cloud computing, oferecendo mais oportunidade de trabalho para todos níveis de sua equipe de TI.

O CCNA Collaboration é composto por 3 cursos:
CICD - IMPLEMENTING CISCO COLLABORATION DEVICES
CIVND1 - IMPLEMENTING CISCO VIDEO NETWORK DEVICES, PART 1
CIVND2 - IMPLEMENTING CISCO VIDEO NETWORK DEVICES, PART 2

Colaboração é a nova arquitetura Cisco onde consolida outras duas arquiteturas de Voz e Vídeo (já descontinuadas pela Cisco) ela possui três níveis, CCNA (Associate), CCNP (Profissional) e CCIE (Expert).

O Programa de Certificação Cisco CCNA Collab. Tem como objetivo o desenvolvimento das habilidades em administração e implementação de endpoints das mais recentes tecnologias de colaboração da Cisco Systems em uma estrutura de rede convergente.

O CCNA Data Center é composto por 2 cursos:
DCICN - INTRODUCING CISCO DATA CENTER NETWORKING
DCICT - INTRODUCING CISCO DATA CENTER TECHNOLOGIES

O CCNA Data Center é para administradores de Data center que querem economizar tempo e dinheiro em projetos, instalação de equipamentos e manutenção, a Cisco Certified Network Associate Data Center (CCNA Data Center) é um programa de treinamento e certificação em função do trabalho focado que permite maximizar seu investimento em educação e aumentar o valor de seu Data Center Network.

A Cisco é líder no fornecimento de soluções de Data center, a Cisco fornece um programa abrangente para lidar com as principais áreas de projeto do Data Center Network, desde sua implementação até sua manutenção.

O CCDA é a certificação de Design de arquiteturas Cisco composto por apenas 1 curso:
DESGN - DESIGNING FOR CISCO INTERNETWORK SOLUTIONS

Ambientes corporativos exigem redes projetadas para um ótimo desempenho, disponibilidade e escalabilidade com a flexibilidade necessária para atender às demandas do dia-a-dia.

Para atender a esses desafios, os profissionais de TI, engenheiros de rede de projeto, engenheiros de sistemas e engenheiros de vendas e indivíduos que procuram construir e validar projetos de rede, é necessário habilidades fundamentais de projeto de rede. o CCNDA é a Certificação mais indicada.

O programa de certificação Cisco CCDA tem o foco central em metodologias de projeto e objetivos, protocolos de roteamento, e considerações de expansão da rede dentro de campus básico, data center, segurança, voz e redes wireless.

O CCNA Industrial é composto por apenas 1 curso:
IMINS2 Managing Industrial Networks for Manufacturing with Cisco Technologies

O CCNA Industrial é a certificação para os administradores de plantas, engenheiros de sistemas de controle e engenheiros de rede tradicionais, na fabricação, controle de processos, e nas indústrias de petróleo e gás, que estarão envolvidos com a convergência de TI e redes industriais.

Esta certificação fornece aos candidatos as competências necessárias para implementar e solucionar os protocolos mais comuns da indústria, aproveitando as melhores práticas necessárias hoje, para redes conectadas com sucesso.

O CCNA Routing and Switching é composto por 2 cursos:
ICND1 - INTERCONNECTING CISCO NETWORK DEVICES PART 1
ICND2 - INTERCONNECTING CISCO NETWORK DEVICES PART 2

Essa certificação serve de base para várias outras certificações cisco.

CCNA Routing e Switching é para especialistas de rede, administradores de rede e Rede de Apoio Coordenadores com 1-3 anos de experiência.

O CCNA Routing e Switching valida a capacidade de instalar, configurar, operar e solucionar problemas de tamanho médio.

O CCNA Security é composto por apenas 1 curso:
IINS - IMPLEMENTING CISCO IOS NETWORK SECURITY

Com uma certificação CCNA Security, um profissional de rede demonstra as habilidades necessárias para desenvolver uma infra-estrutura de segurança, reconhecer ameaças e vulnerabilidades de redes, e diminuir as ameaças à segurança.

O CCNA Security enfatiza o núcleo de tecnologias de segurança, a instalação, solução de problemas e monitoramento de dispositivos de rede para manter a integridade, confidencialidade e disponibilidade de dados, dispositivos e competência nas tecnologias que a Cisco utiliza em sua estrutura de segurança.

O CCNA Service Provider é composto por 2 cursos:
SPNGN1 - BUILDING CISCO SERVICE PROVIDER NEXT GENERATION NETWORKS, PART 1
SPNGN2 - BUILDING CISCO SERVICE PROVIDER NEXT GENERATION NETWORKS, PART 2

A certificação CCNA SP é para provedores de serviços de rede, engenheiros, técnicos e designers que incidem sobre as mais recentes tecnologias e tendências de redes do mercado de Service Provider.

Com a capacidade de configurar, implementar e solucionar problemas de linha de base e linhas da próxima geração, indivíduos certificados CCNA SP poderão implantar, manter e melhorar as infra-estruturas de rede.

O CCNA Wireless é composto por apenas 1 curso:
WIFUND - IMPLEMENTING CISCO WIRELESS NETWORK FUNDAMENTAL

A cada dia que passa os clientes estão mais exigentes em relação a rede wireless e aos profissionais que a apoiam. Garantir que essa tecnologia esteja perfeitamente configurada, monitorada e apoiada é fundamental para alcançar resultados de negócios e requer uma força de trabalho de profissionais muito bem qualificados.

Obtendo a certificação CCNA Wireless você poderá ampliar suas habilidades básicas de configuração da Cisco Wireless LAN, como monitoramento de problemas e suporte para o desempenho ideal das redes Cisco Wireless.


PIRÂMIDE DE CERTIFICAÇÕES CISCO

Como podemos ver na pirâmide abaixo e na tabela acima, as certificações são divididas em 5 níveis:

  • Entry Level: é o nível de entrada para profissionais que estão iniciando na carreira Cisco.
  • Associate: este nível é mais elevado que os primeiros e é passo obrigatório para quem deseja subir de nível na pirâmide das certificações Cisco.
  • Professional: o nome em inglês já diz tudo, este é um nível profissional e composto por mais de um exame.
  • Expert: o nível expert exige muito conhecimento teórico, prático e experiência de mercado, realizado com uma prova teórica e uma prática.
  • Architect: é o topo da pirâmide de certificações, dísponivel apenas para arquitetura de Design.
Pirâmide de certificações Cisco
Pirâmide de Certificações Cisco